Artigo publicado na revista Frutas Legumes e Flores
O Clube de Produtores Continente estabeleceu, em 2021, uma Declaração para a Sustentabilidade baseada em 11 princípios, alinhada com as ambições da Comissão Europeia, no âmbito da Estratégia do Prado ao Prato, bem como com as metas estabelecidas pela MC na sua estratégia de sustentabilidade. O 10º princípio desta Declaração visa a «promoção de uma economia circular segura, pela redução do desperdício nas explorações agrícolas, agropecuárias, pescas, aquicultura e transformação agroalimentar pela valorização de subprodutos (sempre que aplicável) em novos produtos respeitando os princípios da qualidade e segurança alimentar.
Quando olhamos para o panorama nacional, o último relatório da Estratégia Nacional e Plano de Ação para Combater o desperdício alimentar indica que em todas as partes da cadeia de abastecimento existem enormes quantidades de desperdício alimentar.
Com base nestas premissas, foi lançada uma plataforma intitulada “Feira do Desperdício”, uma iniciativa inovadora do Clube de Produtores Continente, que tem como lema “Nada se perde, tudo se transforma”, e que tem como objetivo promover a economia circular e a sustentabilidade no setor agroalimentar. Através da Feira do Desperdício, enquanto ecossistema virtual e destinado unicamente aos produtores do Clube, é possível criar parcerias entre produtores, indústria, retalho, centros de investigação e instituições de ensino, permitindo que os excedentes alimentares gerados na produção possam ser reaproveitados de forma eficiente.
Ler artigo completo aqui